terça-feira, 30 de setembro de 2014

sábado, 27 de setembro de 2014




As melhores perguntas para entrevista  de empregos e as respostas 

1. Fale sobre si.
    
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
5. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.
7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.
8. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
9. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
10. E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.
12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

Respostas para as 23 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Publicado dia  por FUNDAPLUB
entrevista_emprego-blog
Uma entrevista de emprego nunca é um momento fácil de lidar. Somando-se à vontade e à necessidade de conseguir a vaga, o nervosismo pode aparecer e lhe prejudicar na hora da conversa com o recrutador. Por isso, é importante estar preparado para as questões. Algumas delas já são de praxe nessas ocasiões e você pode ir treinando como respondê-las para garantir a vaga. Confira as perguntas e as sugestões de respostas adequadas:
1. Por que você se considera a melhor pessoa ideal para esse trabalho?
A melhor maneira de responder a essa pergunta que quase sempre é feita nas entrevistas é oferecendo exemplos das suas habilidades e conquistas. Compare as exigências da vaga com o seu perfil para que o recrutador veja que você é o mais indicado para a vaga.
2. Você é qualificado demais para este trabalho…
curriculo-bomNesta hora você deve ressaltar que o importante é possuir as habilidades necessárias para o trabalho em questão. Terminar perguntando “tem algum problema de contratar quem trabalhar melhor do que o esperado?” pode ser uma ótima resposta.
3. Descreva-se.
O recrutador não quer que você conte a vida inteira ou desenvolva uma tese a respeito das suas características. Tente pontuar algumas coisas com sinceridade e abra espaço para novo diálogo.
4. Descreva uma experiência difícil no seu trabalho e como você resolveu ela.
Dê exemplos concretos do que já aconteceu no seu trabalho, depois discuta como você lidou com o problema. Seja positivo, o problema tem que acabar bem e você, ter aprendido algo com ele.
5. Descreva o melhor e o pior chefe.
Diga que você aprendeu algo com ambos, não importa qual chefe você teve. Você pode, inclusive, afirmar que, com os bons chefes, você aprendeu o que fazer e, com os ruins, o que não fazer.
6. Seus objetivos profissionais.
Com essa pergunta, o recrutador quer saber sobre as duas decisões. Quer saber se você não entrou no seu campo por acaso e está ali também por acaso. Alguém que saiba tomar bem decisões será um ótimo chefe.
7. Estilo de trabalho.
Falar que você é rápido é o que menos importa, normalmente. Os recrutadores procuram eficiência, organização e foco. Você pode começar por estas características e depois concluir que elas lhe tornam uma pessoa habilidosa e rápida.
8. Você sabe trabalhar em equipe?
Você está apto a trabalhar com pessoas e sempre se relacionou muito bem com elas. Defenda sua afirmação com exemplos.
9. Você leva trabalho para casa?
A resposta ideal, sem rodeios, seria: “Quando necessário, sem problema. Entendo a importância dos prazos para determinados trabalhos.”
10. Como você lida com a pressão?
Uma boa forma de responder é explicar que você precisa lidar é com as situações, não com pressão. Desta forma, o problema é sempre resolvido.
11. O que é sucesso para você?
“Eu avalio sucesso de várias formas. No trabalho, sucesso é cumprir as metas que me foram passadas e quando a empresa inteira conquista objetivo. Também acho que uma boa empresa é aquela que, não somente gratifica o sucesso, mas que oferece oportunidades de crescimento pessoal e profissional.”
12. Por quanto tempo você espera trabalhar aqui?
Responda que até quando você tiver a oportunidade de continuar ou até quando seus serviços forem necessários.
13. Quais são suas aspirações de salário?
Antes de tudo é importante você pesquisar qual é a média de salário para a sua profissão e para a sua atividade na empresa. Calcule esse custo fazendo a média do seu valor também. Uma vez feito isso, você tem várias opções. Citar o salário base da sua ocupação e espera uma proposta, daí você pode dizer que vai pensar ou, simplesmente, não. A resposta negativa pode oferecer um salário mais alto, porém é mais arriscada. Aja de acordo com as suas necessidades.
14. O que você faria se achasse que seu chefe está errado?
Diga que depende da situação e da personalidade do chefe. Se possível, dê exemplos concretos e responda que tentaria alertá-lo com sugestões.
15. Quer saber mais alguma coisa sobre o trabalho e a companhia?entrevista
É a hora do recrutador escutar você. Aproveite para saber sobre o cargo, e como será o seu cotidiano na empresa. Resumindo, faça perguntas pertinentes. Essas perguntas estão terminantemente proibidas: “eu consegui a vaga?”, “quando são minhas férias?”, “eu posso mudar meu horário de trabalho?” e a pior delas “o que esta empresa faz?”.
16. Conte por que você quer trabalhar aqui.
É importante que você pesquise tudo sobre a empresa antes da entrevista de trabalho. Uma vez que você a conhece, compare o que ela e pode oferecer com as suas habilidades, objetivos e metas futuras.
17. Quais são as suas paixões?
Com esta pergunta, o entrevistador quer saber um pouco da sua vida pessoal. Não precisa necessariamente citar algo relacionado ao trabalho, mas certifique-se de que você não citou nada que possa atrapalhar a sua possibilidade de contratação.
18. Quais desafios você busca no próximo trabalho?
A palavra-chave pára responder a esta pergunta é “crescimento”. Diga que procura desafios que façam você crescer sempre mais. Não esqueça completar afirmando que você se sente motivado por desafios, eles não o assustam.
19. Qual é sua maior fraqueza?
Ofereça exemplos de defeitos não tão ruins assim. Como urgência para terminar o mais rápido possível os projetos, ou necessidade de checar 3, 4 vezes uma tarefa.
20. Qual foi o maior desafio pelo qual você passou?
Este é o momento de você citar um exemplo concreto de como você lidou uma situação complicada e particular.
21. Qual foi sua maior contribuição no seu ultimo emprego?
Se você trabalhava bem, não terá problema em falar sobre contribuição. Mas tente lembrar-se de mais de uma situação. Exemplos são sempre válidos.
22. Por você saiu de seu último emprego?
Se sua saída foi tumultuada, seja honesto e tente prospectar o daqui para frente. Sobretudo, não fale mal do seu chefe e não tente justificar culpando outras pessoas. Nestas horas, o melhor é ser vago.
23. O que você sabe sobre esta empresa? 
Não seja pego desprevenido. Pesquise sobre a empresa antes e não reproduza fofocas sobre a companhia. Se você está disposto a trabalhar naquele local é porque está de acordo com a filosofia da empresa e tudo o que é dito sobre ela.
"Fale-me um pouco mais sobre quem você é."

Vá direto ao ponto e aborde sua qualificação e experiências profissionais relativas à vaga. Seja sincero e não invente nada. Forneça informações pessoais que ajudem o entrevistador a formar uma imagem favorável a seu respeito, sobretudo em relação à estabilidade emocional. O que se quer, na verdade, é verificar qual a percepção que tem de você mesmo e as suas competências.

"Que experiência você possui sobre esse tipo de trabalho?"

Relate sua trajetória, ressaltando resultados conquistados. Enfatize onde aplicou as habilidades pedidas para o cargo - mesmo que em trabalhos não remunerados. É importante demonstrar segurança e confiança nas suas competências, já que o entrevistador quer descobrir se você vai dar conta do recado.



"Por que você deseja trabalhar em nossa empresa?"

Demonstre entusiasmo e diga que simpatiza com as atividades realizadas junto à comunidade - obviamente, você deve se informar sobre a área de atuação previamente.

"Você prefere trabalhar em equipe ou sozinha?"

Lembre-se: as empresas valorizam quem gosta e sabe trabalhar em equipe. Não hesite em dizer que prefere compartilhar suas idéias e atividades com alguém.

"O que você faz quando não concorda com o líder da equipe?"

Nessa hora, mostre-se diplomático e diga que tenta entender o ponto de vista do líder e, se houver oportunidade, dialoga para apresentar sugestões em relação ao tema. Acrescente que também costuma se colocar à disposição do líder para fazer aquilo que ele julga apropriado para o momento. Essa é a melhor saída, já que a intenção é verificar como você lida com conflitos, sobretudo os que envolvem a liderança, assim como sua habilidade para argumentar e negociar.

"Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?"

Você pode responder que tem certa dificuldade em atuar junto de colegas que se mostrem sem entusiasmo para resolver problemas de trabalho. Quanto mais diplomático, melhor, para não correr o risco de ser preconceituoso ou parecer pouco amistoso.

"Qual sua maior dificuldade no emprego atual?"

Jamais fale mal da empresa em que se encontra, o que acaba causando uma imagem bem ruim. A alternativa é falar sobre a falta de perspectiva de crescimento e dizer que sonha com novos desafios.

"Conte-me quais são os seus pontos fracos."

Nem tente ser o "perfeitinho". Ao contrário, é importante frisar que todos temos pontos fracos, o que também não significa falar uma lista gigante de "defeitos", como preguiça de levantar cedo e ter sono após o almoço. Boa opção é abordar alguma falha na formação em relação à atividade que irá desenvolver.

"Aponte quais são as suas principais qualidades."

Também não queira bancar o narcisista. Foque nas principais competências que possui para a função que vai desempenhar. Fale de sua formação, sua qualificação profissional e frise o entusiasmo de começar o mais rápido possível na empresa.

"Por que você se interessou por esta vaga?"
Primeiramente, agradeça a chance de participar da entrevista e disputar a oportunidade que lhe interessa tanto. Depois, mostre que tem clareza sobre o papel que desempenhará na empresa, caso venha ser contratado. De novo, ressalte habilidades e como imagina que vá agregar valor à companhia por meio de seu trabalho. 

sábado, 20 de setembro de 2014

Ação um passo a frente um sucesso em alvorada pacatuba. 


3 dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso

Segundo Michelle MacDonald, tudo o que a mulher precisa é de paixão, perseverança e um bom batom vermelho

Para a empresária e colunista do Entrepreneur Michelle MacDonald, é preciso muita coragem para iniciar um negócio. O medo do fracasso invade os futuros empreendedores já no início do projeto. “Eu passei nove anos fantasiando sobre como seria a minha padaria. Todo esse tempo eu fiquei dizendo a mim mesma que não estava pronta”, diz Michelle.
Há dois anos, Michelle teve coragem para dar início ao seu sonho. Hoje, já bem-sucedida no ramo, a empresária pontua três coisas simples que ajudaram a transformá-la em uma empreendedora de sucesso. Confira:
1. Mantenha a paixão pelo negócio
Ao fazer as coisas com paixão, o sucesso vai ao seu encontro. “É esse sentimento que vai mantê-la firme e fazer que você tenha vontade de seguir em frente, caso algo ruim aconteça”, diz Michelle.
2. Seja persistente
Persistência é a chave para muitos dos problemas. “As pessoas podem dizer ´não´ ao seu produto ou serviço, podem duvidar de você e os bancos podem até recusar os empréstimos de que precisa. Mas, com persistência, você encara os obstáculos e encontra maneiras para se adaptar a qualquer situação”, afirma.
3. Tenha sempre um batom vermelho
O batom vermelho mostra confiança, ousadia e ressalta a feminilidade. “Quanto mais eu uso, mais eu me lembro de que eu sou uma mulher forte, confiante e capaz de assumir qualquer responsabilidade. O batom vermelho a transforma naquela mulher de negócios que você sempre quis ser”, diz Michelle.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

5 dicas para quem deseja falar bem em público

Conversar com outros palestrantes e pensar em uma apresentação interativa são algumas das dicas

Da Redação - 19/09/2014
Discursar em eventos é uma ótima maneira de chamar a atenção das pessoas para o seu negócio. Mas, segundo Carol Roth, da Entrepreneur, ser um grande orador é uma questão de arte, e não de ciência. A boa notícia é que, com algumas dicas e um pouco de prática, é possível realizar uma palestra que seja útil às pessoas.
Confira abaixo alguns conselhos de Carol para quem deseja aprimorar seu desempenho em público:
1. Memorize os conceitos, não o conteúdo
Você pode até pensar que a melhor maneira de fazer um discurso impecável é memorizando todo o conteúdo palavra por palavra. Mas isso pode fazer com que sua palestra adquira um tom nada natural. “Além disso, você pode perder o raciocínio em qualquer ponto da apresentação, ficar em silêncio sem saber o que dizer e entrar em pânico”, diz Carol.
Portanto, em vez de memorizar, mantenha o foco nos conceitos. “Faça isso por meio da criação de pontos importantes do conteúdo. Conte histórias, traga dados e conclusões. Fale naturalmente sobre eles. E se, acidentalmente, você se esquecer de alguma coisa, passe ao ponto seguinte”, afirma.
2. Converse com outros palestrantes
Já no evento, tente se reunir com as pessoas que vão palestrar com você. Durante a conversa com eles, observe como falam, quais palavras escolheram usar e como se comportam frente às outras pessoas.
3. Melhore os recursos visuais e de áudio
Nunca leia o conteúdo dos slides. Se você for usá-los durante a apresentação, o ideal é utilizá-los de forma inesperada. “Inclua um vídeo divertido ou imagens bem humoradas. Essas táticas quebram o nervosismo e deixam sua apresentação mais atrativa”, diz Carol.
4. Pense no seu público
A melhor maneira de eliminar a ansiedade antes da apresentação é focar no público, em vez de pensar em como você está se saindo no palco. “Concentre-se em ser útil às pessoas que estão assistindo. Lembre-se de que você está lá para fornecer informações valiosas. Se eles saírem de lá com um ou dois ensinamentos seus, a palestra já valeu a pena”, afirma.
5. Seja interativo
Quando começar a planejar sua apresentação, pense em maneiras de envolver a plateia e nos dispositivos você pode usar para prender a atenção deles.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

60 frases motivacionais para levar você mais longe – parte 2

Saiba mais sobre o que pensam nomes de destaque em diversas áreas e siga o exemplo deles para atingir o sucesso

São inúmeros os fatores que levam um empreendedor ao sucesso. Um deles é o bom exemplo: é sempre bom saber o que pensam as pessoas que prosperaram – não só as que se deram bem no mundo dos negócios, mas também quem escreveu o nome na História.
Pensando nisso, o site da "Inc." listou uma série de frases motivacionais, de autoria de nomes de destaque em diversas áreas. Neste link, você confere as 30 primeiras citações dessa relação. Abaixo, estão as restantes:
31) "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia" – Robert Collier, escritor
32) "Todo progresso acontece fora da zona de conforto" – Michael John Bobak
33) "Coragem é a resistência e o domínio do medo, não a ausência dele" – Mark Twain, escritor
34) "Só evite fazer algo hoje se você quiser morrer e deixar assuntos inacabados" – Pablo Picasso, pintor
35) "O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" – Vidal Sassoon, cabeleireiro
36) "Não sei qual é a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos" – Bill Cosby, comediante
37) "Embora ninguém possa voltar atrás e começar tudo de novo, qualquer um pode ter um ótimo final" – Carl Bard
38) "Descobri que, se você tem vontade de viver e curiosidade, dormir não é a coisa mais importante" – Martha Stewart, apresentadora
39) "Daqui a vinte anos, você não terá arrependimento das coisas que fez, mas das que deixou de fazer. Por isso, veleje longe do seu porto seguro. Pegue os ventos. Explore. Sonhe. Descubra" – Twain
40) "O primeiro passo rumo ao sucesso é dado quando você se recusa ao ser um refém do ambiente em que se encontra" – Mark Caine, jornalista
41) "Sempre que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir" – Twain
42) "Continue andando. Haverá a chance de você ser barrado por um obstáculo, talvez por algo que você nem espere. Mas siga, até porque eu nunca ouvi falar de ninguém que foi barrado enquanto estava parado" – Charles F. Kettering, inventor
43) "Se você realmente quer algo, não espere. Ensine você mesmo a ser impaciente" – Gurbaksh Chahal, empreendedor
4) "Se você quer uma mudança permanente, pare de focar no tamanho de seus problemas e comece a focar no seu tamanho!" – T. Harv Eker, autor
45) "Pessoas de sucesso fazem o que pessoas mal sucedidas não querem fazer. Não queira que a vida seja mais fácil. Deseje que você seja ainda melhor" – Rohn
46) "A primeira razão para o fracasso de alguém é escutar amigos, família e vizinhos" – Hill
47) "O sucesso não consiste em não errar, mas não cometer os mesmos equívocos mais de uma vez" – George Bernard Shaw, autor
48) "A motivação é o que faz o empreendedor começar e o hábito é o que nos faz continuar" – Jim Rynn
49) "Nosso maior medo não deve ser o fracasso, mas ser bem-sucedidos em algo que não importa" – Francis Chan, pastor
50) "Se você não traçou um plano para você mesmo, é possível que você caia no plano de outra pessoa. E adivinha o que ele planejou para você? Não muito" – Rohn
51) "Você deve lutar mais de uma batalha para se tornar um vencedor" – Margaret Thatcher, política
52) "Eu devo meu sucesso a meu hábito de respeitosamente ouvir conselhos e fazer exatamente o contrário" – G. K. Chesterton, escritor
53) "Muitas das falhas da vida ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos" – Edison
54) "Quanto maior o artista, maior a dúvida. Confiança grande demais é algo destinados aos menos talentosos como um prêmio de consolação" – Robert Hughes, crítico de arte
55) "Uma fórmula para o sucesso? É bem simples, na verdade: dobre a probabilidade de fracasso da sua empresa. Você pensa que a falha é um inimigo do sucesso. Mas não é, de jeito nenhum. Você pode ser desencorajado com os erros ou aprender com eles, então siga em frente e continue falhando. Erre o máximo que puder. É aí que você vai conseguir o sucesso" – Thomas J. Watson, empreendedor
56) "Tenha em mente que o seu desejo em atingir o sucesso é mais importante que qualquer coisa" – Abraham Lincoln, político
57) "Fique contente em agir. Deixe a fala para os outros" – Baltasar Gracián, filósofo
58) Para conquistar o sucesso, você precisa aceitar todos os desafios que vierem na sua frente. Você não pode apenas aceitar os que você preferir" – Mike Gafka, palestrante
59) "O guerreiro de sucesso é um homem médio, mas com um foco apurado como um raio laser" – Bruce Lee, ator
60) "A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar" – Einstein







projeto um passo a frente trabalhando
curso na pajuçara 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

2 dicas para você treinar sua mente e ser mais otimista nos negócios

É comum ouvir (e ler) notícias que dizem que comerciantes estão otimistas em relação ao futuro, que determinado setor está mais confiante etc. Ver as situações por um lado positivo realmente pode ser melhor para sua vida pessoal – e também para os negócios, por que não?
Uma pesquisa recente realizada por cientistas do Instituto U.S. Army de Pesquisa de Comportamento e Ciências Sociais, em Arlington, nos Estados Unidos, relacionou 14 traços de personalidade de um grupo de 147 empreendedores de pequenos negócios e o sucesso que eles alcançaram com suas empresas. Os quatro traços essenciais foram: foco no objetivo, relacionamento social (o famoso networking), resiliência emocional e ritmo de trabalho. Além disso, o estudo apontou que três características são fundamentais para a satisfação pessoal com o negócio. Qual é a primeira delas? O otimismo, que foi seguido pelo controle do negócio e pelo ritmo de trabalho. Juntos, esses três pontos representaram 29% do grau de satisfação.
Se você não é otimista por natureza, prestar atenção a alguns pontos essenciais pode ajudar a ver a vida de outra forma – e até ter mais sucesso em seus negócios. As duas dicas abaixo foram dadas por Jason Selk, autor do best-seller Executive Thoughness – The Mental-Training Program to Increase Your Leadership Performance (Perseverança executiva – O programa de treinamento mental para aumentar sua performance de liderança, em tradução livre), para a revista Inc:
1. Pense menos nos problemas e mais nas soluções
A natureza humana é dar mais atenção ao que pode ser perigoso e representar um problema. Provavelmente, segundo Selk, isso vem de nosso mecanismo de defesa, aguçado desde os tempos mais remotos. Por isso é importante fazer uma escolha consciente de mudança. A dica de Selk é perguntar a si mesmo sempre que houver um problema: o que posso fazer de forma diferente para melhorar esta situação? Isso vai fazer com que sua mente se foque em resolver o problema em vez de se preocupar com eles. Tente fazer isso rapidamente quando o problema surgir.
2. Treine sua mente
Muita gente se sente mais confiante quando recebe o estímulo de outras pessoas. Uma opção pode ser imaginar alguém em que você confia muito ou em quem se inspira e tentar se colocar no lugar dela. O que fulano faria nessa situação? Como ele pensaria? De que forma agiria? Isso tende a deixá-lo mais otimista.

4 dicas para enfrentar e vencer o medo

Na trajetória profissional (e na vida), é comum nos depararmos com “penhascos”. Sabe aquele ponto em que uma decisão tem de ser tomada e as únicas opções são ficar parado ou arriscar um salto? O medo faz com que a primeira alternativa seja a escolhida, pois ficar no mesmo lugar faz com que nada de errado aconteça. No entanto, quem não pula não avança – o medo é inimigo do sucesso.
Conheça, agora, algumas dicas para vencer o medo e saltar rumo ao sucesso:
1) Valorize a coragem e saia da zona de conforto
Muitas pessoas trabalham em um emprego de que não gostam e com um salário ruim. Para eles, o medo de perder o pouco que têm faz com que oportunidades melhores sejam ignoradas. No entanto, ter coragem para procurar coisas novas pode fazer com que o “pouco” se multiplique.
2) Saiba a diferença entre medo e prudência
É absolutamente compreensível que qualquer um demore um pouco para fazer uma ligação importante enquanto se prepara para isso. É importante ter a coragem para pular, mas o salto deve ser feito na hora certa.
3) Planeje e respire
É melhor arriscar quando a cabeça está no lugar do que por impulso. Na hora de tomar uma decisão difícil, um bloco de anotações pode ajudar. Coloque no papel todos os argumentos que o motivam a “saltar o penhasco”. Com todas as ideias listadas e argumentos na mão, fica mais fácil tomar uma decisão mais ousada.
4) Agradeça ao medo
Sem ele, a vida não teria graça. Em uma montanha russa, é natural sentir um friozinho na barriga. Ao fim do trajeto, porém, o receio é substituído pela excitação. Na hora de enfrentar o medo, pense no futuro: depois de uma decisão difícil, vem a euforia.

4 dicas infalíveis para você planejar melhor o seu dia

Com planejamento, é possível concluir suas tarefas. Saiba o que fazer para nunca usar a falta de tempo como desculpa

Executivos como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Warren Buffett e tantos outros têm uma coisa em comum com qualquer empreendedor: todos têm um dia com 24 horas de duração. No entanto, nenhum deles usa a falta de tempo como desculpa para não concluir suas tarefas. Tais bilionários, em um determinado momento de suas carreiras, tiveram as mesmas condições que você. A agenda cheia e a falta de pessoal para resolver os problemas de uma empresa acometem todo mundo.
No entanto, Gates, Zuckerberg e Buffett deram conta do recado e hoje têm um saldo bancário cheio de zeros. Qual será o motivo do sucesso dos três? Para Mark Hunter, colunista do site da revista Entrepreneur, os porquês são vários, mas com certeza uma boa gestão do tempo está entre eles.
O especialista afirma que, ao organizar as tarefas do dia a dia e não abrir espaço para distrações, o empreendedor ganha aumentos sensíveis na produtividade. Ou seja, vende mais, gerencia melhor sua equipe e ainda encontra espaço para ficar com a família.
Abaixo, seguem algumas dicas de Hunter para quem quer planejar melhor o dia. E, se tudo der certo, tornar-se um bilionário. Confira:
1. O amanhã começa hoje
Profissionais realmente produtivos nunca terminam o expediente sem planejar o que farão no dia seguinte. Segundo Hunter, ao usar alguns minutos para organizar a agenda das próximas 24 horas, o empreendedor acaba tomando melhores decisões. Além disso, ao deixar o planejamento para depois, é possível que você não planeje nada e acabe usando a manhã para resolver problemas que eventualmente surjam.
2. Reserve um tempo para ficar com quem é produtivo
Ao se juntar a alguém que executa suas tarefas rapidamente, é possível entender o que essas pessoas fazem para trabalhar. Preste atenção no tempo reservado por eles para as redes sociais, e-mails e conversas supérfluas, por exemplo.
3. Deixe uma tarefa fácil para o começo
Ao planejar o cronograma do dia seguinte, reserve o começo do expediente para a resolução de uma tarefa mais simples. Assim, você começa o trabalho com algo a menos para se preocupar e fica motivado para a resolução dos problemas mais difíceis.
4. Use o que aprendeu
Seja pela ajuda de um colega ou ao descobrir "truques de produtividade" enquanto trabalha, faça o possível para usar o que aprendeu. Lembre-se: ninguém se torna um profissional de alta eficiência de uma hora para outra – aperfeiçoe-se dia após dia e você verá os resultados pouco tempo depois.

sábado, 13 de setembro de 2014

4 segredos de uma empresa livre de funcionários "sem noção"

A principal regra de gestão da Tintri, uma startup dos EUA, é "proibido idiotas". Saiba como manter um ambiente de trabalho agradável

Pessoas "sem noção" são altamente prejudiciais para uma empresa. A categoria engloba vários matizes de personalidade: o "sem noção" pode ser desbocado, respondão, alguém que suga a energia de um ambiente ou aquele sujeito que faz tudo para se salvar – prejudicando os colegas, se necessário.
Para a Tintri, uma startup de serviços de computação em nuvem dos Estados Unidos, não ter nenhum "sem noção" em seu quadro de funcionários é tão importante quanto o lucro e a satisfação dos clientes. Até por isso, a principal regra de gestão da Tintri é "proibido idiotas".
Em entrevista ao site da revista "Entrepreneur", Katelyn Davis, porta-voz da Tintri, falou um pouco mais sobre os segredos da empresa para se manter como um ambiente livre de funcionários desagradáveis. Segundo ela, a política da startup não tem nada de inusitado. Confira:
1) Foco no cliente
Pode parecer básico, mas Katelyn recomenda que a empresa funcione com o objetivo de prestar o melhor serviço aos clientes. "Nós trabalhamos para eles. Ao levar isso em conta de verdade, sem reproduzirmos clichês corporativos, eliminamos as picuinhas entre colaboradores. Assim, quem é 'sem noção' não tem espaço para prejudicar as relações interpessoais", diz.
2) Excelência como palavra-chave
Na Tintri, tudo é baseado na excelência. Katelyn afirma que a startup contrata pessoas de excelência no que fazem, fornecem um serviço excelente, baseia os processos de execução de tarefas com foco na excelência e preza por uma excelente ambiente de trabalho. Condições suficientes, segundo ela, para mitigar os riscos de ter um "sem noção" na equipe.
3) Ações, não palavras
O site da Tintri diz que a startup tem a execução agressiva de suas responsabilidades como missão. "Fazemos o que dizemos, temos o que fazemos e nunca fazemos compromissos que não podemos cumprir. Estimulamos nossa equipe a tomar decisões responsáveis. Também atribuímos ao time a responsabilidade de cuidar de nossos recursos", afirma a página.
Para Katelyn, a transparência da Tintri em impor limites e não pedir nada impossível aos funcionários evita que, por exemplo, alguém coloque em um colega a responsabilidade por uma tarefa malfeita.
4) Valorização do espírito de equipe
Na Tintri, de acordo com a porta-voz da startup, funcionários em quaisquer posições têm direito a se comunicar abertamente com a chefia e receber constante feedback de seus gestores. Essa postura traz dois reflexos positivos: ao falar livremente e ser orientado, o colaborador perde a motivação para fofocas. Sem boatos e conversas de corredor, menor a chance de contaminar o ambiente do escritório.